Google Meet
O Google Meet é uma solução segura em nuvem que permite organizar videoconferências individuais e em grupo. A plataforma oferece muitas oportunidades de colaboração, como o conhecido Jumpboard. Quanto aos participantes, o Google Meet permite que até convidados não registrados participem da conferência usando o código da reunião.
Security
A solução foi criada inicialmente como uma ferramenta de negócios no pacote Google Workspace, mas acabou ficando disponível para uso não comercial. Para proteger os dados pessoais, a plataforma de reuniões online segue os padrões TLS e SSL para criptografia no nível de trânsito. Os usuários registrados do Google também têm a opção de ativar a autenticação de dois fatores usando mensagens de texto, aplicativos de autenticação ou chaves de segurança compatíveis com FIDO.
Vulnerabilities
O Google Meet não oferece suporte à criptografia de ponta a ponta: em vez disso, ele usa DTLS-SRTP para proteger as conexões. No entanto, pode ser uma descoberta desagradável para alguns que o fornecedor da solução armazene dados sobre atrasos e desempenho. Essas informações “colecionáveis” incluem a taxa de transferência de dados, largura de banda estimada, nomes dos organizadores da conferência, IDs dos participantes, endereços IP, bem como a data e o ID do calendário da reunião.
Pesquisadores de segurança destacaram recentemente uma vulnerabilidade no recurso de redirecionamento de URL do Google Meet, que poderia levar os usuários a domínios falsificados e torná-los vítimas de cibercriminosos. Além disso, se você ingressar em uma reunião a partir de um smartphone, o áudio será transmitido pela rede telefônica e poderá não ser criptografado.