LAN significa "local area network" ou em Português "rede local". Uma rede é um grupo de dois ou mais computadores conectados e uma LAN é uma rede contida em uma pequena área geográfica, geralmente dentro do mesmo edifício. Redes Wi-Fi domésticas e redes de pequenas empresas são exemplos comuns de LANs. As LANs também podem ser razoavelmente grandes, embora, se ocuparem vários edifícios, geralmente é mais preciso classificá-las como redes de longa distância (WAN) ou redes de área metropolitana (MAN).
A função das redes locais é conectar computadores e fornecer acesso compartilhado a impressoras, arquivos e outros serviços. A arquitetura de rede local é categorizada como ponto a ponto ou cliente-servidor. Em uma rede local cliente-servidor, vários dispositivos clientes são conectados a um servidor central, no qual o acesso a aplicativos, acesso a dispositivos, armazenamento de arquivos e tráfego de rede são gerenciados.
Os aplicativos em execução no servidor da rede local fornecem serviços como acesso ao banco de dados, compartilhamento de documentos, e-mail e impressão. Os dispositivos em uma rede local ponto a ponto compartilham dados diretamente com um switch ou roteador sem o uso de um servidor central.
As LANs podem se interconectar com outras LANs por meio de linhas e serviços alugados ou pela Internet usando tecnologias de rede privada virtual. Este sistema de LANs conectadas é classificado como uma rede de área local ampla ou uma rede de área metropolitana. Redes de área local e de área ampla diferem em seu alcance. Uma rede local emulada permite o roteamento e a ponte de dados para uma rede de modo de transferência assíncrona (ATM), que facilita a troca de dados de rede Ethernet e token ring.
Total independência e infraestrutura local. O servidor é mantido pelo administrador do sistema.
Os usuários não dependem de conexão com a Internet, baixa largura de banda ou vários malwares que podem ser apanhados na rede pública.
Solução rápida de problemas na rede local. Por exemplo, se o SIP for desconectado, o administrador pode resolver rapidamente este problema com perdas mínimas.
Segurança garantida graças à criptografia de stream de mídia via SSL. O protocolo SSL mantém seguro áudio, vídeo e dados textuais usando o processo de autenticação de dados.
O mais alto nível de segurança via criptografia AES-256. Recomendado para organizações governamentais e estaduais e empresas que exigem segurança total. A LAN evita a interceptação de tráfego e o acesso não autorizado ao equipamento.
Usuários de diferentes instâncias de TrueConf Server podem se conectar perfeitamente entre si por meio da federação. Neste caso você pode ver o status de presença de outros usuários TrueConf e executar videoconferências em uma rede privada.
Durante a pandemia, a telemedicina recebeu um impulso para o desenvolvimento. Com a videoconferência, os médicos podem consultar os pacientes remotamente, o que economiza seu tempo de trabalho e torna o acesso aos serviços médicos mais seguro, já que não há necessidade de se deslocar aos hospitais.
Muitas escolas e universidades migraram para o ensino à distância durante a pandemia, e a videoconferência possibilitou a organização de um processo educacional. Assim, professores de outras cidades e países que não têm a oportunidade de ministrar aulas off-line podem se envolver em palestras.
Muitas vezes, é mais barato para os departamentos se comunicarem por videoconferência e também é uma maneira conveniente de realizar reuniões. Na prática judicial, costuma-se organizar videoconferência com quem já se encontra em locais de privação de liberdade, mas deve falar em reunião.
Os sistemas de videoconferência permitem uma interação rápida com parceiros, contabilidade, armazéns e também permitem a apresentação de mercadorias a clientes atacadistas.
A comunicação de vídeo em tempo real permite que o suporte técnico resolva problemas remotamente e também reduz o tempo para solução de problemas. Além disso, durante a pandemia, a maioria das empresas mudou para o trabalho híbrido, usando sistemas de videoconferência ao discutir e desenvolver novos produtos.
A videoconferência economiza tempo para gerentes de RH e candidatos, permite realizar entrevistas com muitos candidatos, inclusive de outras regiões. As videoconferências também são um bom meio de adaptação e treinamento de novos funcionários.
Obtenha controle total sobre suas comunicações implantando soluções TrueConf em sua rede corporativa local ou virtual. Com TrueConf você pode ficar completamente offline e executar sessões de vídeo sem conexão com a Internet. TrueConf apresenta vários níveis de proteção e é compatível com HIPAA e GDPR, o que é crucial para serviços clínicos prestados aos pacientes.
Saber maisAs LANs conectadas à Internet mais simples requerem apenas um roteador e uma maneira de os dispositivos de computação se conectarem ao roteador, como por meio de cabos Ethernet ou um ponto de acesso Wi-Fi. LANs sem conexão com a Internet precisam de um switch para troca de dados. Grandes LANs, como aquelas em um grande prédio de escritórios, podem precisar de roteadores ou switches adicionais para encaminhar dados de forma mais eficiente para os dispositivos certos.
Nem todas as LANs se conectam à Internet. Na verdade, as LANs são anteriores à Internet: as primeiras LANs foram usadas em empresas no final dos anos 1970. (Essas LANs antigas usavam protocolos de rede que não são mais usados atualmente.) O único requisito para configurar uma LAN é que os dispositivos conectados possam trocar dados. Isso geralmente requer um equipamento de rede para comutação de pacotes, como um comutador de rede. Hoje, mesmo LANs não conectadas à Internet usam os mesmos protocolos de rede usados na Internet (como IP).
Em geral, existem dois tipos de LANs:
– Uma LAN cliente/servidor consiste em vários dispositivos (os clientes) conectados a um servidor central. O servidor gerencia o armazenamento de arquivos, acesso a aplicativos, acesso a dispositivos e tráfego de rede. Um cliente pode ser qualquer dispositivo conectado que execute ou acesse aplicativos, ou a Internet. Os clientes se conectam ao servidor por meio de cabos ou conexões sem fio.
– Uma LAN peer-to-peer(ponto-a-ponto) não tem um servidor central e não pode lidar com cargas de trabalho pesadas como uma LAN cliente/servidor, e por isso são normalmente menores. Em uma LAN ponto a ponto, cada dispositivo compartilha igualmente o funcionamento da rede. Os dispositivos compartilham recursos e dados por meio de conexões com ou sem fio, a um switch ou roteador. A maioria das redes domésticas é ponto a ponto.
Uma rede de longa distância (WAN) é uma série de LANs interligadas para formar uma rede em uma área estendida. As WANs são normalmente operadas por empresas de telecomunicações ou empresas que precisam de uma rede que inclua vários locais remotos. A própria Internet é uma WAN.
O cabo de fibra ótica é o meio de transmissão preferido para WANs porque a fibra ótica pode transmitir grandes quantidades de dados em altas velocidades. Como é o caso da internet, uma WAN também pode incluir redes de área metropolitana (MANs).